Criada no ano de 1973, a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a famosa Tabela FIPE, é até hoje a principal referência utilizada na hora de comercializar veículos em todo o país.
Como a tabela fipe funciona
Essa tabela funciona de maneira que os interessados em comprar ou vender um veículo novo ou usado possam ter uma média do valor praticado no mercado, servindo então de parâmetro nas negociações realizadas.
Controlada pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), a FIPE mede os preços de venda de veículos comercializados individualmente em cidades de todo o país e estabelece uma média.
Lembrando que esta média desconsidera os números que estão muito acima ou muito abaixo dos outros.
Mas esse valor não considera os opcionais, a cor da moda, nem mesmo o estado de conservação, ou nenhum outro fator que possa influenciar na oferta ou na procura exercida pelo mercado.
Isso faz com que ocorra variação de preços na hora em que o consumidor for comprar de fato o veículo. Portanto, a tabela serve apenas como uma base e o real valor praticado na comercialização dependerá das variantes impostas pelo mercado.
Por isso, a tabela, que engloba automóveis de passeio e utilitários, motos e caminhões, é atualizada mensalmente.
Os preços da tabela são de acordo com o modelo do veículo, o ano em que foi fabricado, o tipo de combustível e a motorização.
Nela não estão incluídos os veículos com algum tipo de adaptação especial ou os utilizados para uso profissional, como os táxis.